terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

O que é a melatonina? Para que serve?


É uma hormona produzida no cérebro, pela glândula pineal. Durante a noite, produzimos muito mais melatonina, do que durante o dia, para ajudar a favorecer o sono.



É necessária para assegurar um sono recuperador, beneficiando quem sofre de insónia, ajudando a minimizar os efeitos da dessincronose (jet lag) dos viajantes, a minimizar as alterações no ritmo de sono dos profissionais que trabalham por turnos, a permitir a renovação celular da pele ajudando a prevenir o envelhecimento precoce, a favorecer um sono repousante e tranquilo, e a prevenir alterações neurológicas.



De acordo com vários estudos científicos, a melatonina ajuda na recuperação de neurónios, devido à sua capacidade antioxidante, beneficiando doentes com doença de Alzheimer, ou que tenham sido vitimas de AVC (trombose) isquemico (por falta de irrigação sanguínea). Nesse caso, deverá ser tomada sob a forma de suplemento (Melamil, Angelicalm, Melatonina, …).



A melatonina existe em alguns alimentos, como por exemplo a aveia, a banana, o milho, as nozes, as amêndoas, a cebola, o vinho tinto, a cereja, o arroz, a hortelã e o tomilho.



Quando tomada como suplemento, para ajudar nos casos de insónia, não cria o efeito de habituação, que surge com a maioria dos fármacos indutores do sono.



Bons Sonhos!

Eduarda Alves.