quarta-feira, 6 de março de 2013

Obesidade, a causa de muitos males



 
Cada vez existem mais estudos científicos, que demonstram que a obesidade favorece o aparecimento de uma grande parte das doenças crónicas não transmissíveis, como a osteoartrite, as doenças cardiovasculares, vários tipos de cancro, a diabetes tipo 2 e muitas outras.

De uma pesquisa conjunta de Hunter College de Nova York, Universidade do Arizona e Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, concluiu-se que dormir pouco e ingerir calorias em excesso são os principais responsaveis pelo aumento do número de pessoas obesas, nos países desenvolvidos.

Tendo em conta que em Portugal, já contamos com cerca de 50% da população com excesso de peso e obesidade, cerca de 31% de obesidade infantil, cerca de 1% da população com obesidade grave, cerca de 10% com Diabetes tipo 2, e cerca de 48% com hipertensão arterial, se não mudarmos rápidamente o nosso estilo de vida, corremos um elevado risco de sermos um “povo muito doente” a médio prazo.

A reeducação alimentar é a única forma efetivamente eficaz e duradoura, de lutar contra “estes grandes males”!

Quase todos os dias, vejo alguém em consulta que me diz “eu como tão pouco e não sei porque engordo”, ou “eu até engordo só de olhar para a comida”. É óbvio, que durante a consulta indentificamos o “porquê daquele peso”, e de como é que chegou até ele. E com pequenas mudanças – tão simples, mas tão eficazes – conseguimos que o processo de emagrecimento se dê de forma saudável, efetiva e duradoura.

Também é muito comum, as pessoas não terem perceção de que já são obesas, pois associam o “ser obeso” apenas à obesidade grave, e muitas vezes sendo-o, não se percecionam como tal.

Emagrecer com saúde, com o acompanhamento nutricional adequado ao seu caso, é um dos maiores “Bens” que pode fazer pela sua saúde! Aprender a alimentar-se de forma saudável, de forma a melhorar a sua saúde atual, como prevenir várias doenças familiares, e a aprender a fazer as melhores escolhas alimentares para si. É a melhor forma de prevenir mais de 80% das doenças crónicas não transmissiveis, e de contribuir para viver mais anos e com qualidade de vida.

Ás vezes é tão fácil melhorar a nossa qualidade de vida. Basta dar um primeiro passo na direção certa!


Cumprimentos nutritivos!

Eduarda Alves.