quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

O pão torrado engorda menos que o pão fresco?




O pão torrado engorda menos que o pão fresco?




É muito frequente nas minhas consultas ouvir esta pergunta. Inclusive, a maioria das pessoas acreditam que as tostas engordam muito menos do que o pão e que por isso as podem consumir quase livremente.



Infelizmente a realidade é diferente, pois o pão ao ser torrado apenas perde água (perdendo algum peso) mas os glúcidos (hidratos de carbono de absorção lenta) não sofrem alterações, pelo que o valor calórico não se altera.



Uma bolinha de pão de mistura (50g) fornece cerca de 125 Kcal, enquanto que 5 tostas integrais (35g) também fornecem cerca de 125 Kcal.



Ao ser torrado o pão torna-se mais fácil de digerir, pelo que é mais aconselhável em determinadas situações, como por exemplo numa gastroenterite ou numa crise de gastrite.



Para quem está a tentar emagrecer, é preferível comer o pão sem ser torrado, pois desta forma a sensação de saciedade é maior e o organismo gasta mais alguma energia na digestão, contribuindo para ajudar na perda de peso.



Muito importante é o que se coloca no pão. Prefira queijo magro, creme de soja, fiambre de aves e compotas ou marmelada sem açúcar.



Saboreie muito bem e mastigue ainda melhor! A sua saúde agradece.




Dra. Eduarda Alves.


Directora da Clínica dos Alimentos.