sexta-feira, 12 de março de 2010







Bolo de Alfarroba Light

Ingredientes: - 1 iogurte natural de 125 g, 2 gemas e 6 claras de ovo, 3 colheres de sopa de azeite, um copo de iogurte de água, 2 copos de iogurte de frutose em pó, 2 copos de iogurte de farinha Maizena, 1 copo de iogurte de farinha de alfarroba, 1 colher de sobremesa cheia de fermento, 2 colheres de sopa de cacau magro sem açúcar, 1 colher de sopa de canela em pó, 1 colher de sopa de côco ralado.

Preparação: - Num recipiente fundo, bata bem as gemas com a frutose até obter um creme. Adicione a farinha Maizena, a farinha de alfarroba, o fermento, o cacau magro, a canela, o azeite, a água e o côco ralado e bata muito bem com a batedeira. Bata as claras em castelo e de seguida envolva-as lentamente no preparado obtido anteriormente. Misture bem até obter uma mistura homogénea. Coloque numa forma previamente untada com um pouco de azeite e farinha. Coloque no forno e deixe cozinhar durante o tempo necessário.

Observações: - Este bolo de Alfarroba Light é muito agradável, parecendo quase um bolo de chocolate, e contém muito menos calorias e colesterol do que as receitas tradicionais. Pode fazer parte de um lanche agradável das tardes de Inverno. Acompanhe-o com chá de bagas de Goji, bem quentinho.

É indicado para pessoas que se encontram em dieta de emagrecimento e também para pessoas com hipercolesterolémia. As quantidades a ingerir deverão ser adaptadas a cada caso específico. Aconselhe-se com a sua Dietista.

Bom Apetite!

Eduarda Alves.