
O chocolate preto contém menos açúcar e gordura, contém mais ferro, zinco, cobre, vitaminas do complexo B e magnésio do que as outras variedades de chocolate. É rico em Teobromina (poderoso antioxidante), a qual tem uma acção estimulante no nosso organismo, semelhante à cafeína, mas com efeito mais suave. A gordura do chocolate preto, comporta-se no organismo da mesma forma que uma gordura monoinsaturada, não elevando o colesterol.
O chocolate preto ajuda a aumentar a produção de serotonina, pelo que contribui para melhorar o nosso humor e bem-estar.
O chocolate branco, não deveria ser chamado de chocolate, pois não contém cacau na sua composição. É feito com açúcar (muitíssimo!), manteiga de cacau e por vezes natas e leite condensado. Não possui nenhum dos benefícios do chocolate preto e tem um elevado índice glicémico.
Um chocolate preto de qualidade contém no mínimo 70% de cacau na sua composição, podendo ir até aos 90%.
A O.M.S. recomenda o consumo diário de até 30 g de chocolate preto para pessoas saudáveis e sem excesso de peso.
Infelizmente, este alimento adorado por muitos, contém muitas calorias (mesmo o chocolate preto), pelo que deverá ser consumido com moderação, se não quisermos ter uma desilusão com a balança.
Um abraço,