quinta-feira, 15 de abril de 2010


Para que serve o Magnésio? Qual a sua função no nosso corpo? Surgem sintomas se tiver carência deste mineral?

O Magnésio é um mineral essencial para o crescimento e bom desenvolvimento ósseo, é necessário para o funcionamento de algumas enzimas essenciais (todas as que necessitam da vitamina B1), contribui para o equilíbrio do cálcio, potássio e sódio, ajuda ao bom funcionamento celular, necessário para a actividade hormonal, participa na síntese das proteínas, ajuda o cálcio a ligar-se ao esmalte dos dentes, essencial para o bom funcionamento muscular e neurológico, necessário para o crescimento e reparação dos tecidos, necessário para a produção de energia, ajuda a regular a temperatura corporal.


Se o nosso organismo estiver carenciado de Magnésio, poderão surgir alguns Sintomas como por exemplo alterações do ritmo cardíaco (arritmias), má circulação sanguínea, ansiedade, hipertensão, irritabilidade, espasmo muscular, depressão, flatulência (gases), excesso de colesterol, tiques faciais, cálculos renais, cãibras, apatia, convulsões, hiperactividade, insónias, crescimento deficiente, hipercalcémia, cansaço, enurese nocturna (urinar na cama durante a noite). Poderão surgir vários sintomas, ou numa fase inicial, apenas um ou dois, sendo os mais frequentes as famosas e dolorosas cãibras, o cansaço, ansiedade, depressão e insónias.

Quais os alimentos mais ricos em Magnésio? As algas, levedura de cerveja, ágar-ágar, gérmen de trigo, cereais integrais, sementes de linhaça, sementes de sésamo, aveia, milho, chocolate preto, nozes, amêndoas, búzios, mariscos, camarão, figos, alperces secos, tofú, lentilhas, ervilhas, favas, feijão, grão, feijão de soja, acelga, arroz integral, espargo, pepino, cenoura, couve-flor, salsa, hortelã, beterraba, folhas de beterraba, couve, espinafres, quiabo, ameixas, pêssego, pêra, laranja, banana, uvas, maçã.

Devemos tomar suplementos de Magnésio? Num estudo realizado recentemente nos E.U.A., verificou-se que cerca de 50% da população americana faz uma alimentação pobre em Magnésio. Pela minha experiência profissional, a situação da população portuguesa não deverá ser melhor. É muito frequente ver pessoas, de todas as idades, que ingerem uma quantidade de Magnésio abaixo das suas necessidades nutricionais.

Em algumas situações é aconselhável recorrer a um suplemento alimentar de Magnésio, como por exemplo quando se faz desporto regularmente, as pessoas que ingerem bebidas alcoólicas habitualmente, quem sofra de depressão, as mulheres que tomam a pílula, em situações de stress prolongado e quem toma medicamentos diuréticos (é o caso de quase 40% da população adulta em Portugal, devido à elevada prevalência de Hipertensão arterial).

Muitos problemas de saúde estão associados a carências nutricionais não identificadas e não devidamente corrigidas. Quando se corrigem, as diferenças são gritantes e a melhoria é evidente. Procure sempre o aconselhamento de um profissional de Saúde, para que faça a suplementação na dosagem necessária e durante o período de tempo adequado ao seu caso.

Às vezes é tão simples melhorar a nossa saúde e qualidade de vida, basta um pequeno gesto!

Um abraço,

Eduarda Alves.