quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Quais os benefícios das sementes de chia para a nossa saúde?


 
Estas pequeninas sementes são originárias do México, e são arredondadas e quase pretas. Lembro-me de um menino que segui, e que as tomava por ser muito obstipado – devido a uma doença neurológica – se referir a estas sementinhas como o “cocó de formiga”.

Adicionando uma colher de sobremesa à sua alimentação diária, acrescentará cerca de 1200 mg de ácidos gordos ómega 3, 2 g de fibras predominantemente solúveis (ajudam a tornar as fezes mais moles, reduzem a absorção do colesterol e das gorduras saturadas, e dão saciedade), cerca de 50 mg de cálcio, e vários antioxidantes.

As sementes de chia (Sálvia-hispânica), devido à sua riqueza em fibras solúveis, retardam a absorção dos hidratos de carbono (açúcares), e ajudam a controlar as glicémias (níveis de açúcar no sangue), sendo benéfico o seu consumo por pessoas com Diabetes. A quantidade, e sua distribuição ao longo do dia, deverá ser ajustada a cada caso.

As sementes de chia também são um excelente aliado para quem precisa de emagrecer. Como têm a capacidade de absorver mais de 10 vezes o seu peso em água, se tomadas com água antes das refeições, reduzem o apetite (ajudando a pessoa a comer menor quantidade), e reduzem a quantidade de gordura absorvida. Para além disso, como ajudam a equilibrar as glicémias, contribuem para evitar grandes oscilações de açúcar no sangue, que aumentariam o apetite e a ansiedade.

Apresentam também vantagens para quem sofre de doenças inflamatórias crónicas, como a colite, gastrite, fibromialgia, artrite … Pois os ácidos gordos ómega 3 – nos quais as sementes de chia são bastante ricas - exercem uma importante ação anti-inflamatória no nosso organismo.

Pelo seu elevado teor de fibras solúveis, são uma magnífica ajuda para quem sofre de obstipação crónica, contribuindo para amolecer as fezes, e regularizar o funcionamento intestinal.

Durante a gravidez, devido à sua riqueza em ácidos gordos ómega 3, ajudam a prevenir a depressão pós parto, a prevenir um parto prematuro, e contribuem para o adequado desenvolvimento cerebral e da retina do feto.

Têm ainda muitas mais vantagens para a nossa saúde, que ficarão para uma próxima abordagem.

Como usar?

·         Poderá acrescenta-la aos iogurtes, batidos, papas, cereais, sopas, arroz, massas, bolos e saladas. Poderá triturar as sementes no moinho de café, ou com a picadora, e guardá-las num frasco fechado no frigorífico durante alguns dias (máximo cinco dias).

·         Também poderá colocar as sementes de chia (1 colher de sobremesa) num copo de água. Deixar hidratar durante cerca de 20 minutos, acrescentar sumo de limão e uma pitada de canela, e beber de seguida. Se o fizer antes do almoço e do jantar, verificará que terá muito menos apetite, comendo menor quantidade no prato.
 
Verá que as sementes de chia são muito fáceis de incluir na sua alimentação, revelando-se um grande aliado na manutenção de uma boa saúde!

Votos de um Feliz 2013, cheio de Saúde!

Saudações nutritivas,

Eduarda Alves.