quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

As Cetonas de framboesa emagrecem?




As cetonas de framboesa (raspberry ketone) têm um efeito termogénico no nosso corpo, ou seja aceleram o seu metabolismo, aumentando o gasto de energia, e ajudando a emagrecer.

Tem também a vantagem de ajudar a aumentar a massa magra, reduzindo a flacidez. De acordo com vários estudos, também contribuem para reduzir o colesterol, normalizar as glicémias (níveis de açúcar no sangue), reduzir a esteatose hepática (fígado gordo), e melhorar o aspeto da pele.

A sua popularidade deve-se principalmente ao tão mediático médico americano – Dr. Oz – que se referiu num programa televisivo às cetonas de framboesa, como “o milagre do emagrecimento embalado”.

As cetonas de framboesa têm um poderoso efeito antioxidante, e aumentam os níveis de uma hormona chamada adiponectina, que é libertada pelo tecido adiposo para a corrente sanguínea. As pessoas que sofrem de obesidade – paradoxalmente – têm níveis sanguíneos mais baixos de adiponectina (1), bem como as pessoas com diabetes tipo 2 (não insulinodependente) e com doença cardiovascular (2).

Esta hormona – a adiponectina – participa na regularização do metabolismo dos ácidos gordos (3), exercendo um poderoso efeito anti-inflamatório ao nível das artérias, reduzindo a insulinorresistência e aumentando a atuação da insulina, contribuindo para regularizar a glicémia (nível de açúcar no sangue), e reduzindo o risco do desenvolvimento da síndrome metabólica.

As cetonas de framboesa ao aumentarem a produção e a libertação de adiponectina, contribuem para o emagrecimento (4), para um aumento de energia, boa disposição e redução de apetite, constituindo uma ajuda eficaz para quem precisa de emagrecer.

A dose diária, presente na maioria dos suplementos de cetonas de framboesa, é de 200 mg por dia, o que significa que para obter esta quantidade de cetonas, teria de comer cerca de 100 quilos de framboesas (completamente impossível!). Existe em suplemento alimentar, na forma de cápsulas ou líquido, e pode ter associados outros componentes.

As cetonas de framboesa não devem ser tomadas por grávidas, lactantes, crianças, hipertensos, doentes bipolares, em situações de hipertiroidismo, e por pessoas com arritmias. Lembre-se sempre que “cada caso é um caso” e “o que faz a diferença entre um medicamento e um veneno é a dose”, como tal – visto que só tem um corpo – aconselhe-se com um especialista em nutrição – dietista ou nutricionista – antes de começar a tomar qualquer suplemento alimentar.

Resumindo, as cetonas de framboesa ajudam efetivamente no emagrecimento, mas para que realmente emagreça com saúde – e definitivamente – deverá seguir um plano alimentar adequado ao seu caso, e fazer alguma atividade física. Não existem “milagres embalados”! E se não tiver um acompanhamento nutricional adequado a si, e continuar a cometer os mesmos erros alimentares do passado, não existirão mudanças significativas.
Saudações nutritivas,
Eduarda Alves.
 

 

Bibliografia

(1)     Haluzik M., Parizkova J., Haluzik MM. 2004 Adiponectin and its role in the obesity-induced insulin resistance and related complications. Physiol Res.;53(2):123-9

(2)     Yokota T, Oritani K, Takahashi I, Ishikawa J, Matsuyama A, Ouchi N, Kihara S, Funahashi T, Tenner AJ, Tomiyama Y, Matsuzawa Y 2000 Adiponectin, a new member of the family of soluble defense collagens, negatively regulates the growth of myelomonocytic progenitors and the functions of macrophages. Blood 96:1723–1732

(3)     Díez JJ, Iglesias P. (March 2003). "The role of the novel adipocyte-derived hormone adiponectin in human disease". Eur. J. Endocrinol. 148 (3): 293–300.

(4)     Vasseur F, Leprêtre F, Lacquemant C, Froguel P. (April 2003). "The genetics of adiponectin". Curr. Diab. Rep. 3 (2): 151–8.